ABRATES reforça papel técnico e científico no desenvolvimento do setor de sementes

Informe publicitário

Edição XXIX | 03 - Mai . 2025
   Com quase 55 anos de história, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) se consolida como uma das principais referências técnicas e científicas do setor sementeiro nacional. Formada por pesquisadores, profissionais, empresas e instituições ligadas à cadeia produtiva, a entidade tem desempenhado papel fundamental na geração e difusão de conhecimento, impulsionando a inovação e as boas práticas na área de sementes.

   Entre as principais frentes de atuação da ABRATES estão a organização do tradicional Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), e a realização de simpósios técnicos voltados para sementes florestais, patologia de sementes, espécies forrageiras e análise de sementes. Além disso, a associação oferece cursos de capacitação.

   A produção e a divulgação de conhecimento técnico-científico também são marcas registradas da entidade. A ABRATES mantém um canal especializados para publicação de artigos: o Journal of Seed Science (JSS), periódico internacional com crescente reconhecimento acadêmico classificado como B1 no Qualis Capes. Outro canal de comunicação é o tradicional Informativo ABRATES.

congresso - divulgação Abrates.jpg 320.21 KB


   O presidente da ABRATES, pesquisador Fernando Henning, destaca a importância de integrar essa rede: “Ser um associado ABRATES é ter acesso a uma rede qualificada de especialistas, a eventos de alto nível e a publicações de referência, além de contribuir diretamente para o fortalecimento da tecnologia de sementes no Brasil”, enfatiza.

   Segundo Henning, o Congresso Brasileiro de Sementes é um exemplo do impacto da entidade no setor. Realizado desde 1978, o evento já teve 22 edições, com cerca de 13 mil trabalhos científicos apresentados, número que comprova o papel da associação na construção do conhecimento técnico e na evolução da agricultura brasileira.

   A realização inédita de uma reunião nacional das Comissões de Sementes e Mudas (CSMs), na última edição do congresso, aproximou as entidades envolvidas e abriu caminho para que essa integração passe a fazer parte da programação oficial dos próximos eventos. “O encontro demonstra a sintonia entre a ABRATES e as CSM e fortalece a articulação entre os diferentes elos da cadeia produtiva”, avalia o presidente. A atividade contou com o apoio da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) e a participação da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) no debate, reforçando o papel da ABRATES como articuladora de parcerias estratégicas e promotora da inovação contínua no setor de sementes.

   Mais informações: www.abrates.org.br

Compartilhar