Terceira edição do Manual da ISTA sobre Testes de Tetrazólio é oficialmente lançado

Terceira edição do Manual da ISTA sobre Testes de Tetrazólio é oficialmente lançado

   O Manual da ISTA sobre Testes de Tetrazólio, 3ª Edição (ISTA Handbook on Tetrazolium Testing, 3rd Edition) é a publicação oficial mais recente da Associação Internacional de Testes de Sementes (ISTA) sobre testes de tetrazólio (TZ) para avaliação rápida da viabilidade e vigor de sementes, alinhando-se com as atividades do comitê e um webinar neste mês de novembro de 2025.

   O Comitê de Tetrazólio da ISTA (TEZ TCOM) é presidido pelo Dr. Sergio Pasquini (Itália). Vice-presidentes: Steffi Krämer (Alemanha) e Eoin O’Connor (Irlanda). O comitê inclui cerca de 15 membros de países como Argentina, Brasil, Índia, EUA, França, Canadá, Reino Unido, Burkina Faso e outros. Envolveu contribuições globais, validações de métodos (por exemplo, ensaios laboratoriais para novas espécies) e esforços para harmonizar com o Manual de Testes de Tetrazólio da AOSA/SCST (contraparte norte-americana).

   Ele serve como a principal referência para procedimentos padronizados de teste de TZ em laboratórios de sementes credenciados em todo o mundo, apoiando as Regras Internacionais da ISTA para Testes de Sementes (particularmente o Capítulo 6 sobre testes de viabilidade). O manual promove a uniformidade na preparação, coloração, interpretação e relato dos resultados de TZ em todas as espécies, ao mesmo tempo que permite estimativas rápidas de viabilidade (frequentemente em 24 a 48 horas) em comparação com os testes de germinação. Abrange também a determinação do vigor e aplicações de diagnóstico (por exemplo, identificação de danos mecânicos, lesões causadas por insetos ou desgaste pelas intempéries).

   O teste TZ remonta aos primeiros trabalhos do Prof. Dr. Georg Lakon (Alemanha, décadas de 1930 e 1940), do Prof. Dr. R.P. Moore (EUA) e a conceitos ainda mais antigos do Prof. Dr. J.F. Nobbe (1869). Ele utiliza uma solução de cloreto (ou brometo) de 2,3,5-trifenil tetrazólio, na qual os tecidos vivos se coram de vermelho devido à atividade da enzima desidrogenase, enquanto os tecidos mortos permanecem sem coloração.

   Esta 3ª edição representa um marco importante para a uniformidade global dos testes de sementes, especialmente para avaliações rápidas no comércio, na produção e na pesquisa. Para obter os detalhes de compra mais recentes ou acesso ao PDF, consulte https://www.seedtest.org/en/publications/handbooks.html ou entre em contato diretamente com a ISTA.

Captura de tela 2025-11-14 154904.png 358.55 KB


   Baseia-se em aproximadamente 650 espécies das edições anteriores. Além disso, adiciona ou revisa muitas espécies, especialmente agrícolas, hortícolas, de plantas ornamentais e algumas árvores/arbustos/forrageiras. As adições recentes incluem Allium, Aquilegia, Celosia, Chrysanthemum, Cucumis, Dimorphotheca, Erysimum, Iberis, Rhinanthus, Ricinus communis, Securigera varia, Tanacetum, Urtica, Valeriana, Valerianella, Verbena, além do trabalho em andamento com Capsicum, Glycine max, Moringa e outras. Os procedimentos variam de acordo com o grupo de culturas (por exemplo, cereais/gramíneas abordados no webinar da ISTA de novembro de 2025).

Assunto:Sementes

Autor:Equipe SEEDnews

Data de publição:14/11/2025 18:59:53

Compartilhar