
Gana libera feijão-caupi geneticamente modificado para cultivo comercial
Após mais de uma década de pesquisa, o Council for Scientific and Industrial Research-Savanna Agricultural Research Institute (CSIR-SARI) lança o feijão-caupi resistente à broca da vagem (PBR) para cultivo comercial em Gana. O feijão-caupi PBR é a primeira cultura geneticamente modificada (GM) a ser desenvolvida no país.
O feijão-caupi é uma cultura vital rica em proteína usada para consumo humano e pecuário. No entanto, as pragas da broca da vagem desafiaram a produtividade do feijão-caupi, causando perdas de até 80% na produção. Assim, o feijão-caupi PBR foi desenvolvido para erradicar os efeitos nocivos das pragas e fornecer maiores rendimentos aos agricultores.
Alhaji Shani Alhassan Saibu, Ministro Regional do Norte, disse que o lançamento desta variedade mostra o comprometimento do governo em promover a agricultura e melhorar a vida do povo ganês. “Ao adotar o feijão-caupi PBR, os agricultores podem esperar por produtividade melhorada, rendas maiores e segurança alimentar melhorada”, disse o Professor Aggrey Ambali, Presidente do Conselho de Administração da African Agriculture Technology Trust Foundation (AATF).
Para mais informações, leia o artigo da Ghana News Agency no seu idioma original em: https://gna.org.gh/2024/07/ghana-releases-first-gmo-crop-for-commercial-cultivation/
Subject:Biotecnologia
Author:ISAAA
Publication date:31/07/2024 13:01:51