Cultivares com resistência duradoura à ferrugem asiática da soja já se aproximam da realidade

Cultivares com resistência duradoura à ferrugem asiática da soja já se aproximam da realidade

   Devido às condições de inverno ameno, a soja na América Latina é particularmente vulnerável à ferrugem asiática, uma doença fúngica que pode causar perda de rendimento de 10 a 80% nos países onde está estabelecida, levando a um risco significativo para agricultores e sistemas agrícolas. 

   Embora os avanços científicos anteriores tenham levado a algumas melhorias no controle da ferrugem asiática da soja em países como o Brasil, a resistência genética durável não foi alcançada, e é uma ferramenta importante para os agricultores mitigar o risco de doenças.

   O conhecimento da 2Blades sobre resistência a doenças, combinado com a proficiência em testes de laboratório e de campo da Corteva, bem como a experiência em desenvolvimento de produtos, levou à decisão inicial de colaborar em 2013. Desde então, eles realizaram pesquisas conjuntas para identificar novos genes de resistência à ferrugem asiática. 

   A característica transgênica desenvolvida fornecerá uma ferramenta adicional de gerenciamento de doenças para agricultores da região, aumentando a durabilidade da resistência a doenças e opções para estratégias integradas de gerenciamento de doenças. 

   A colaboração entre a Fundação 2Blades e a Corteva Agriscience possibilitou a produção de uma característica transgênica para resistência ferrugem asiática, com testes de campo bem-sucedidos de variedades de soja latino-americanas contendo o novo gene.

   “Felizmente, os resultados do teste mostraram forte resistência a doenças nas variedades de soja transgênica testadas”, disse o Dr. Tom Greene, líder de biotecnologia da Corteva Agriscience. “Nossa parceria com a 2Blades combina os pontos fortes de nossas organizações em busca de nosso objetivo comum: aumentar a produtividade da soja para agricultores em toda a América Latina por meio de genética vegetal mais forte.”

   “Os genes principais de nossa colaboração continuam avançando em nosso pipeline, permitindo-nos entender melhor seu desempenho contra os principais patógenos que afetam nossos produtores na América Latina”, disse o Dr. Jeff Habben, que lidera o grupo Disease Resistance Discovery na Corteva Agriscience. “Atingir esse marco colaborativo reforça nossa trajetória e cria confiança em nossa abordagem.”

   “A ferrugem da soja é um desafio fundamental para os produtores e deve ser enfrentada com uma estratégia integrada”, explicou Peter van Esse, vice-presidente e líder de grupo da 2Blades. Ele acrescentou que a resistência genética ajudará a fornecer aos produtores uma ferramenta poderosa para controlar a doença de maneira mais eficaz e sustentável.

Subject:Biotecnologia

Author:2Blades Foundation

Publication date:23/08/2022 12:03:51

Share